Energia
CEEE Equatorial realiza obras para melhorar sistema elétrico de Pelotas
Ações estão dentro do Plano de Investimentos proposto pela nova gestão da empresa
A CEEE Grupo Equatorial iniciou em 2021, e promete seguir em 2022, em busca de melhorias para todo o sistema elétrico que supre Pelotas e região. Todas as ações estão dentro do Plano de Investimentos proposto pela nova gestão da empresa, que busca melhorias no serviço em todas as áreas, com obras em subestações, linhas de distribuição, alimentadores e em outros equipamentos. As ações irão beneficiar mais de 200 mil pessoas na região.
De acordo com a empresa, já foram aplicados na cidade, entre julho de 2021 e fevereiro de 2022, cerca de R$ 3,3 milhões. Entre as atividades já executadas, foram feitas 900 inspeções, localizações e correções de defeitos na rede, incluindo a utilização de equipamentos termográficos (detecção de defeitos por pontos de calor). A empresa também efetuou a manutenção de oito alimentadores (equipamentos que suprem a rede de energia) de média tensão (zona rural, Arroio do Padre, Centro, Navegantes, Cruzeiro, Dunas, Jardim Europa, Areal e Capão do Leão) e de 13 circuitos de baixa tensão, localizados em regiões como Vila Princesa, Getúlio Vargas, Sanga Funda, Jardim das Tradições, Jardim América e Cohab Tablada.
A CEEE Equatorial finalizou no ano passado duas grandes obras. A primeira, em todo o trecho da avenida Leopoldo Brod, entre a avenida Fernando Osório e a BR-116, contemplou a substituição de traçado do alimentador e de seus cabos de energia para uma região com menor influência de árvores. A segunda tratou da substituição de 1,2 mil metros de cabos próximos à rodovia, no Capão do Leão, por uma rede protegida, evitando o contato com a vegetação e eventuais falhas.
Também foram implantadas intervenções que já estão promovendo melhorias no fornecimento de dupla alimentação (loop automation) em três circuitos que suprem a Beneficência Portuguesa, o Centro de Pelotas e a região de condomínios do Laranjal.
"A correção, a troca de postes de sustentação de rede e estruturas de média tensão e o desdobramento de circuitos de baixa tensão aumentam a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia aos nossos clientes", afirma Rafael Crochemore, executivo de obras da Regional Sul da empresa.
Mais obras em 2022
Para 2022, as obras da CEEE Equatorial em Pelotas continuam com intervenções em outros alimentadores nas regiões do Centro, Santa Terezinha, Lindóia, Getúlio Vargas, Centro, Umuharama, Areal, Parque Una, Obelisco, Baronesa e zona rural (estrada da Hidráulica e interior de Pelotas, Morro Redondo e Capão do Leão). Os investimentos previstos giram em torno de R$ 5 milhões.
Destas obras encontra-se na reta final a ampliação e modernização da rede de um alimentador que atende a região das ruas Dr. Amarante e suas transversais, entre a Bernardo Pires e Gonçalves Chaves, incluindo a melhoria de atendimento especialmente para os hospitais, grandes comércios e residências desta região, com conclusão prevista para o início do mês de maio.
Ainda, dois alimentadores na região da Santa Terezinha estão com mais de 50% de avanço das instalações, que proporcionarão maior capacidade de atendimento de carga e melhoria na qualidade de energia e na continuidade dos serviços. Estas redes contemplarão os consumidores das ruas Plácido de Castro, São Luiz, Luiz Braille, Bruno Chaves e da avenida 25 de Julho. A previsão de conclusão é também para o mês de maio.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário